Vale a pena morar em condomínio fechado em Taubaté? Vale a leitura!
440
post-template-default,single,single-post,postid-440,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

Vale a pena morar em condomínio fechado em Taubaté?

Conheça todas as vantagens de viver em um condomínio fechado em Taubaté

Para muitas pessoas, comprar um imóvel próprio, seja para sair do aluguel, começar uma vida a dois, ter um lar para constituir uma família ou apenas para começar uma vida mais independente, representa um sonho. Para aquelas que escolhem morar em condomínio, essa realização ainda pode proporcionar outros inúmeros benefícios, que vão fazer a experiência valer ainda mais a pena.

Há um tempo, os condomínios fechados eram considerados um luxo. Hoje, pela segurança que eles garantem, além das facilidades que reúnem, passaram a ser uma das opções mais procuradas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), que podem ser acessados através do site do Senado Federal, em setembro de 2021 mais de 68 milhões de pessoas moravam em condomínios no Brasil. Com isso, o segmento se tornou capaz de movimentar mais de R$ 165 bilhões por ano.

Isso acontece porque os condomínios residenciais atendem muitas necessidades de seus moradores, o que acaba os tornando ainda mais atraentes para quem busca um novo local para morar.

Por definição, o condomínio é um local onde várias casas ou apartamentos são construídos, envoltos de estruturas de segurança e até lazer, que um imóvel em terreno individual talvez não fosse capaz de oferecer. E, mesmo com todas essas vantagens, morar em um condomínio ainda pode trazer benefícios financeiros, sendo uma ótima opção para o seu bolso.

Quer saber os prós e contras antes de tomar sua decisão? Vamos explorar alguns tópicos importantes. Veja!

 

Quais as vantagens de morar em um condomínio?

 

Atualmente, é fácil encontrar uma enorme variedade de espaços condominiais residenciais. Eles podem variar em diversos sentidos, da estrutura ao preço, que vai depender do projeto proposto.

O número crescente de pessoas que optam por morar em condomínios fechados certamente evidencia que, sim, vale a pena morar em condomínio. Mas se isso não te convence, confira a lista de quatro vantagens ao realizar essa escolha:

  • Segurança

 

A sensação de estar seguro e protegido deve ser prioridade na hora de escolher uma moradia, já que traz a tranquilidade necessária para o conforto e bem-estar.  Infelizmente, violência é um problema enfrentado em qualquer lugar no Brasil e uma das formas mais indicadas para evitar riscos, é morar em condomínios fechados.

Uma característica constante dos condomínios é o investimento em meios de manter a segurança dos moradores e dos imóveis. Câmeras, portões automáticos, portaria e controle de acesso, por exemplo, são algumas das estratégias de proteção adotadas por esses espaços residenciais.

 

  • Lazer incluso

 

Hoje, na maioria dos condomínios, já estão inclusos espaços de lazer e qualidade de vida. Nos projetos mais completos em questão de estrutura, você pode encontrar piscina, playground para as crianças, quadras, espaços para caminhada, academia, além de salões de festas e áreas para receber visitas e festejar.

 

  • Menos gastos extras

 

São diversos os gastos e as preocupações que são poupados quando você não precisa sair de casa para utilizar certos espaços, nem se preocupar com a manutenção dos mesmos.

Custa muito mais caro, por exemplo, ter uma piscina em casa fora de condomínio do que a que você compartilha com outros condôminos e que fica sob a responsabilidade do síndico. Isso se estende a todas as áreas que a estrutura te proporciona, e que estarão incluídas numa taxa única mensal, sem imprevistos.

 

  • Novos vínculos

 

Por conta da convivência compartilhando espaços, a tendência é que o condomínio crie diversas novas relações entre seus moradores. Isso pode tornar a vivência ainda mais prazerosa, já que amigos sempre são capazes de melhorar nossos dias.

Para as crianças, isso é ainda melhor, já que elas terão espaços e companhia para brincar e experienciar momentos de diversão.

 

Quais as desvantagens de morar em um condomínio?

 

O que para uns pode representar bons motivos para escolher morar em casa ou apartamento em condomínio, para outros pode representar uma desvantagem. Para que você possa colocar na balança, confira algumas questões que devem ser consideradas:

 

  • Possíveis problemas com barulho

 

Apesar de os condomínios seguirem a Lei do Silêncio, que visa proteger os condôminos de problemas de perturbação do sossego, morar em um local com tantos espaços compartilhados pode resultar em um incômodo sonoro em determinados momentos do dia.

A questão também pode ser ao contrário, quando o seu barulho incomoda um vizinho.

 

  • Regras e normas

 

Para que o bom convívio seja zelado, é importante que as regras sejam seguidas. Quem tem dificuldades em respeitar esses acordos de vizinhança, possivelmente encontrará problemas em um condomínio.

  • Possíveis restrições com pets

 

Cada condomínio tem suas regras, mas alguns deles podem ter normas mais rígidas em relação a animais de estimação. Por isso, para os pais e mães de pet, é importante se informar sobre essa questão antes de comprar um imóvel.

 

  • O que devo saber antes de morar em um condomínio?

 

Os condomínios possuem muitas semelhanças e características comuns, mas também irão ter muitas particularidades. É importante, antes de realizar uma compra, conhecer toda a estrutura, para avaliar se o valor investido vale a pena e se o espaço atende às suas necessidades, além de conhecer as regras e código civil estabelecidos, para que você não se frustre posteriormente.

Quem pode te ajudar em relação às dúvidas, são os síndicos. Normalmente, eles ficam à disposição para apresentar as questões mais burocráticas e os bons costumes do residencial, já que são responsáveis por prezar pelo bem-estar de todos aqueles que já moram ali.

Visitar mais de uma opção também pode ser uma estratégia para visualizar melhor todos os benefícios e ter uma noção do que poderia ser um problema para você. No entanto, vale ponderar se eles são suficientes para abalar todas as vantagens que viver em um condomínio pode trazer para você e sua família.

Agora que você já tem uma noção dos principais pontos a serem considerados, com os prós e contras apresentados, pode concluir se vale a pena morar em um condomínio.

 

Nós, da Aloísio Imóveis, estamos à disposição para te auxiliar em relação ao mercado de imóveis em Taubaté, inclusive, a sua tão sonhada casa em condomínio. Entre em contato conosco!

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.