Vai morar longe de casa? Confira tudo sobre moradias estudantis
401
post-template-default,single,single-post,postid-401,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive
casal sentado no sofa apontando para o título do blog

Vai morar longe de casa para estudar?

Veja tudo que você precisa saber antes de escolher a moradia ideal.

 

mulher empacotando sua mudança

(Imagem: Freepik)

 

Seja por conta do vestibular de meio de ano, ou pela volta das aulas presenciais, milhares de estudantes estão divididos entre a felicidade de viver a experiência universitária e o receio de morar longe de seus familiares.

Esse é realmente um momento de muita alegria e muito aprendizado para os jovens, e a primeira etapa para essa nova vida é escolher um local que atenda às suas necessidades, mas sem estourar o orçamento.

Pensando nisso, separamos as vantagens e desvantagens nas modalidades mais comuns de moradia estudantil:

Pensionato

 

Também conhecidos como pensões, os pensionatos possuem regras bem rígidas com horário de entrada e saída para os moradores, além de visitas restritas.

Existem pensões apenas para homens ou apenas para mulheres, e também acomodações mistas, mas não são restritas a estudantes, e em muitos casos, abrigam viajantes temporários e trabalhadores também.

Essa é uma opção muito comum, principalmente entre aquelas pessoas que não tem muita habilidade ou experiencia nas tarefas domésticas, já que na grande maioria dos casos, oferecem não só a moradia, mas também contam com serviços extras como alimentação e lavanderia.

 

Além disso, elas oferecem mais privacidade em comparação com as repúblicas, já que os quartos costumam ser individuais ou compartilhados com menos pessoas. Obviamente, todos esses serviços e benefícios tem um custo agregado nesse tipo de moradia.

Por isso, se você busca um ambiente limpo, silencioso, não quer ter obrigações com as tarefas domésticas e tem um orçamento menos limitado, essa pode ser uma boa opção. Mas é preciso estar muito atento a todas as regras, visto que podem gerar multas e até expulsão.

Além disso, a socialização com amigos e colegas fica bem prejudicada nesse tipo de moradia, pois os horários restritivos e a impossibilidade de visitas podem acabar atrapalhando a diversão.

Repúblicas

 

Existem inúmeros categorias de repúblicas: femininas, masculinas, mistas, para estudantes de uma única faculdade, para estudantes no geral e inclusive com intercambistas.

Cada uma dela segue suas próprias regras, estabelecidas na grande maioria dos casos pelo grupo de estudantes que nelas vivem, havendo raras exceções onde são gerenciadas e organizadas pelo dono do imóvel.

Na prática, essa é uma experiência social única na vida de muitos estudantes, que permite a convivência com pessoas diversas, contato, trocas e aprendizados com os outros estudantes etc.

Contudo, isso não significa exatamente um resultado positivo em geral. Muitas pessoas relatam que aprenderam muito morando em repúblicas, e que não se arrependem, mas que não repetiriam a experiência.

Isso porque a vivência depende muito das pessoas com quem você acaba dividindo a república e das regras em geral, duas situações em que o estudante não tem nenhum controle. Pois, mesmo que você encontre uma república que goste do grupo de pessoas e concorde com as regras em geral, a rotatividade nesses ambientes é muito grande e o descumprimento das regras também.

De modo geral, também esses são ambientes que tentam aproveitar ao máximo o espaço para abrigar os estudantes, o que representa um desafio em dividir os ambientes comuns como cozinha, banheiros e lavanderias.

As tarefas domésticas nesse tipo de moradia são responsabilidade individual dos moradores, ainda que em muitos casos, seja feita a contratação conjunta de um serviço de limpeza para as tarefas mais pesadas e faxinas.

E embora os custos em geral normalmente sejam mais baixos, pelo número de pessoas para dividir as despesas ser maior, basta que um morador atrase ou deixe de pagar a sua parte para que todos os outros tenham um gasto inesperado pela necessidade de cobrir essa despesa.

 

Kitnets ou apartamentos individuais.

 

Com preços mais ou tão acessíveis quanto as opções acima, as kitnets ou apartamentos individuais são uma opção bastante atrativa para quem não quer ter que lidar com o convívio social intenso das repúblicas e nem com as regras super restritas dos pensionatos.

Assim é possível fazer as próprias regras, ter um ambiente calmo e tranquilo para os estudos e ainda receber visitas quando desejar. Mas, apesar dessas vantagens, a responsabilidade também é maior, afinal morar sozinho inclui organizar o orçamento, não atrasar as contas e uma série de tarefas domésticas.

Uma opção não só para dividir esse fardo, bem como ainda barretear os custos, é dividir com 1 ou até 2 amigos de confiança, assim você mantém as vantagens de um apartamento individual dentro de um convívio social moderado e saudável.

 

mulher guardando livros na caixa de mudança

(Imagem: Freepik)

 

Dicas extras: 

Independente da opção que você escolha para sua moradia, é extremamente importante estar atento a alguns detalhes antes da escolha:

Contrato

 

Você precisa ter segurança quanto às condições da sua moradia e também relativa aos gastos para que não precise se preocupar e possa focar no que realmente importa, nesse caso, os estudos.

Afinal, é para isso que está saindo de casa. Por isso, sempre exija um contrato de aluguel onde deve estar descriminado todos os seus direitos e deveres, bem como os valores a serem pagos e as condições caso queira se mudar futuramente.

O contrato que muitas vezes é tratado como uma formalidade ou apenas um detalhe por muitas pessoas é, na verdade, uma garantia sua quanto ao que ficou combinado e valores estabelecidos.

Lembrando que se você é menor de idade, todo o processo deve ser feito por um de seus pais ou seus responsáveis legais.

 

Localização

 

Na escolha de qualquer imóvel, a localização é um aspecto muito importante. E nesse caso, a opção da maioria dos estudantes é procurar um local próximo à universidade, mas isso nem sempre é a melhor opção. Isso porque muitas universidades ficam afastadas das regiões centrais da cidade, por isso é importante antes checar se existem outros estabelecimentos importantes na região, também como supermercados e até hospitais.

Além disso, o preço dependendo da região, pode ser bem acima das possibilidades de um estudante universitário. Por isso, considere procurar bairros bem localizados, com infraestrutura e que tenham fácil acesso a avenidas e rodovias, ou com bom suporte de transporte coletivo.

 

Custo X Benefício

 

Todo mundo conhece a expressão “O que é o barato sai caro”, e essa é uma situação em que você com certeza não quer passar. Imagine a situação de escolher uma república com muitos moradores, pois é mais barata, porém com tanto barulho e convívio social, e sem um ambiente onde possa estudar de maneira dedicada, acabe atrapalhando seu desempenho, indo mal nas provas e com isso, tenha que estender sua permanência na universidade.

Os custos seriam ainda maiores que o planejado. Por isso, antes de escolher a opção mais barata, ponha na ponta do lápis todos os prós e os contras e escolha aquela com melhor custo benefício.

 

Estrutura do local

 

À primeira vista o local parece perfeito, mas será que realmente está tudo ok? Não esqueça de fazer uma vistoria completa na instalação, verificar funcionamento dos encanamentos, torneiras, lâmpadas etc.

Temos uma série de dicas aqui mesmo no blog que podem te ajudar nesse aspecto. É só clicar em DICAS BLOG!

Além disso, no caso da escolha pela pensão ou república cheque se o número de banheiros, espaço na lavanderia e cozinha realmente comportam o número de pessoas que mora ali.

 

São realmente muitos aspectos para levar em consideração antes de fazer a escolha, não é mesmo? Por isso, a melhor escolha é contar com ajuda profissional e especializada, assim com a experiência desse suporte, você pode fazer uma escolha muito mais confiável e vantajosa.

 

E para isso você pode contar com a Aloísio Imóveis! Temos as melhores opções para estudantes na cidade de Taubaté e cidades vizinhas.

Acesse o site ou fale agora mesmo através do Whatsapp (12) 99127-6854 com um de nossos corretores e confira as melhores opções para você!

 

 

 

 

1 Comentário

Publique um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.