Pensando em alugar um imóvel comercial? - Blog Imobiliária Aloísio Imoveis - Taubaté/SP
421
post-template-default,single,single-post,postid-421,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

Pensando em alugar um imóvel comercial?

Confira um checklist de tudo que você precisa saber para acertar na hora da escolha e fazer um bom negócio!

magem:Freepik)

 

Os motivos que levam ao aluguel de um ponto comercial estão quase sempre relacionados a abertura de um empreendimento ou a necessidade de crescimento empresarial. Mas, independentemente da motivação desta decisão, esse é um momento muito importante, sendo crucial tomar boas decisões, pois elas impactam diretamente o futuro do seu negócio.

Inclusive com a reabertura do comércio, pós quarentena da pandemia mundial de Covid-19, muitas pessoas estão ansiosas por voltarem a atender o público presencialmente, mas para fazer isso de forma adequada, é preciso que seu estabelecimento não só garanta comodidade aos consumidores, como também transmita segurança, organização e higiene, independente do ramo de atuação. Por isso, esse pode ser um excelente momento para reavaliar suas instalações atuais e ponderar se não está na hora de trocar de imóvel.

Pensando justamente nestes cenários, preparamos uma lista de itens indispensáveis para serem avaliados antes de fechar negócio e abrir suas portas aos clientes, vamos lá?

 

  • Decida a Localização

A escolha de um bom endereço tem inúmeros resultados positivos para o seu negócio, entre eles, um dos mais importantes é a experiência do seu cliente para chegar até o local. Justamente por isso, conhecer o perfil do seu público é essencial para essa tomada de decisão.

Regiões centrais, bairros nobres e imóveis localizados próximos aos pontos turísticos, costumam ser os mais procurados e movimentados. Pois, de modo geral, essas áreas são privilegiadas em estrutura, desde sinalização, iluminação, calçadas, presença de estacionamentos, até a facilidade de acesso e locomoção, contando não só com uma extensa rede de ruas e avenidas, que levam diretamente a esses locais, como ainda possuem uma ampla oferta de transporte urbano.

Outro aspecto a se analisar é a presença de concorrentes na região, que tanto podem ser um aspecto positivo quanto negativo. Existem muitas cidades que possuem uma rua ou avenida conhecida por ter inúmeros comércios semelhantes, como por exemplo a “rua das noivas”, e nesses casos, o fluxo de clientes é bem intenso, mas a disputa por sua atenção é proporcional.

  • Avalie o tamanho do local

A princípio a escolha pode parecer óbvia: quanto mais espaço, melhor. Mas não é bem assim. Os custos com manutenção, como limpeza e iluminação, são proporcionais ao tamanho do seu espaço, além disso, se você possui uma equipe pequena e pouco movimento no início, um imóvel grande pode dar a impressão de vazio e parado, ou até mesmo de abandonado.

Por outro lado, um espaço muito pequeno pode causar problemas não só de operação, como falta de lugar no estoque, acúmulo de bagunça e funcionários desconfortáveis e apertados, mas também limitar a sua capacidade de atendimento, impactando diretamente o seu lucro de forma negativa.

O ideal é calcular a capacidade do seu negócio e escolher um local um pouco maior, assim você tem uma possibilidade de expansão, mas sem os custos de um espaço grande.

  • Observe a Estrutura

Esse é um item muito importante, mas que varia completamente dependendo do seu ramo de atuação. Por exemplo, se você vai abrir um salão de beleza ou um Pet shop, além da estrutura hidráulica necessária, é preciso uma rede de energia potente que dê conta dos secadores e outros equipamentos elétricos. Já um escritório, também precisa de uma rede elétrica eficiente, mas a parte hidráulica é dispensável.

Por isso, é preciso analisar a estrutura com base em todos os pormenores operacionais do seu negócio. Afinal, embora a aparência seja muito importante, não adianta ter um ambiente lindo, mas disfuncional.

  • Verifique a permissão de funcionamento e documentação:

Na grande maioria das cidades, existem regiões onde algumas categorias de empreendimentos não são permitidas, entre as restrições mais comuns, estão o funcionamento de bares e casas de shows em regiões residenciais, por exemplo.

Por isso, antes de escolher o local, é importante verificar junto à prefeitura, se a atividade comercial que você pretende abrir é permitida naquele bairro. E verifique ainda se há por parte do Corpo de Bombeiros e da secretaria de Meio Ambiente, alguma exigência que o imóvel deve cumprir antes da emissão das licenças de funcionamento.

É primordial consultar se não existe nenhuma cobrança relacionada ao imóvel ou alguma demanda judicial, se o IPTU está pago, se a planta está aprovada pela Prefeitura e regularizada.

  • Calcule os custos:

Perfeito, você encontrou o imóvel na localização desejada, com tamanho adequado, que pode acomodar e realizar as suas operações, com a estrutura adequada, mas será que é financeiramente viável?

O Aluguel pode representar uma parcela muito significativa de seus custos, e se o lucro da empresa não condiz com o aporte necessário para o local, essa definitivamente não é uma boa opção. E por mais animadora que pareça a expansão para um local maior, ou mais bem localizado, só essa mudança pode não ser o suficiente para aumentar a clientela e muito menos os ganhos do estabelecimento.

Então, seja realista e escolha com base nos rendimentos que tem atualmente, e inclusive considere a possibilidade de imprevistos, a curto e médio prazo, que interfiram, e até mesmo, possam diminuir os seus recursos. O ideal é que o aluguel não represente mais que 30% da sua renda mensal. Assim, você não compromete o seu orçamento, e garante que poderá arcar não só com esse custo, como também com todos os outros envolvidos no seu negócio.

  • Não esqueça a vistoria

Juntamente ao contrato, outro documento indispensável é o laudo de vistoria do imóvel. Nele, estará descrito as condições atuais do local, o que é extremamente importante para não ter problemas no momento de entrega ao final do período de aluguel.

E na grande maioria dos casos de aluguel de imóvel, são necessárias melhorias e reformas para instalação do empreendimento comercial, e essas modificações devem ser descritas e aprovadas pelo dono do imóvel, antes da execução. Podendo inclusive ser negociado junto ao proprietário, um abatimento do valor do aluguel total ou parcialmente referente aos custos dessa obra.

  • Faça um contrato

Sabe o famoso ditado: amigos, amigos, negócios à parte? Então, ele cabe perfeitamente nessa situação, pois muitas pessoas alugam seus imóveis comerciais apenas na base da confiança com amigos e parentes. Só que essa não é a melhor maneira de começar um negócio, não é mesmo? Afinal, que tipo de garantias você tem caso a pessoa queira, por exemplo, aumentar o valor do aluguel de uma hora para outra, ou queira reaver o imóvel antes do prazo acordado, entre outras inúmeras complicações que um contrato pode facilmente evitar?

Mas não basta apenas ter um contrato, é indispensável que você concorde com todas as cláusulas ali estabelecidas, por isso, é interessante consultar um advogado, além de óbvio, ler com atenção antes de assinar.

Alguns itens que não só podem, como devem, estar descritos no contrato são: as clausula de multa rescisória, em caso de descumprimento das partes envolvidas, possibilidade de renovação e o cumprimento obrigatório do contrato por eventual comprador do imóvel.

  • Dica bônus!

E se você chegou até aqui, aí vai uma dica bônus: terceirize a sua busca!

Quem é empreendedor sabe que não é fácil lidar no dia a dia com tantas obrigações ao mesmo tempo e além disso, ter uma pessoa com disponibilidade de tempo e experiência na área para lidar com essa questão não só garante um processo mais rápido e assertivo, como ainda assegura melhores resultados.

A Aloísio Imóveis, por exemplo, conta com mais de 25 anos de atuação no ramo de aluguel de imóveis comerciais e residenciais.

Conte com a ajuda da nossa equipe de corretores imobiliários, através do WhatsApp (12) 99127-6854, ou acesse o site e confira as melhores opções para você!

Nenhum comentário

Publique um comentário