Guia do Home office - Blog Imobiliária Aloísio Imoveis - Taubaté/SP
347
post-template-default,single,single-post,postid-347,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Guia do Home office

Já faz algum tempo que o home office é uma tendência do mundo corporativo. Mas, se antes ele era limitado apenas a certos nichos de trabalho e cargos muito específicos, em 2020 as restrições ocasionadas pela pandemia mundial da covid-19 trouxeram essa prática para o cotidiano da maioria das pessoas de maneira abrupta.

Mas após ter completado um ano dessa mudança, seja ela parcial ou definitiva na sua realidade, ficou evidente a necessidade de se ter um lugar dedicado às atividades de trabalho em casa ou no apartamento.

Pensando nisso, preparamos esse guia com orientações essenciais que vão te ajudar a escolher o melhor local para criação desse espaço, além de dicas criativas e econômicas para decoração.

 

Escolhendo o local:

(Fonte: Casa Vogue)

Embora a presença de um cômodo exclusivo para criação do escritório seja o mais ideal, ele não é indispensável, sendo possível adaptar e dividir os espaços existentes na casa com a atividade de home office. O adequado é que, mesmo integrado a outros ambientes, ele atenda certas necessidades básicas e também as demandas especificas da sua atividade de trabalho.

Por exemplo, silêncio e tranquilidade são essenciais para manter o foco e concentração. Então, o local escolhido deve ficar o mais isolado possível das atividades do cotidiano da casa. Imagine montar toda estação de trabalho na lavanderia, e quando começar a trabalhar ter que passar o dia ouvindo o barulho da máquina de lavar? Por outro lado, o quarto normalmente é utilizado apenas para dormir, então ele pode ser uma boa opção.

A iluminação é outro item indispensável, pois interfere diretamente na produtividade. Ambientes escuros ou mal iluminados dão uma sensação de relaxamento, podendo causar sono ou preguiça, enquanto ambientes claros ajudam a manter a pessoa mais disposta e nos torna mais ativos. Por isso, sempre que possível, opte por deixar a mesa próxima às janelas. E quando não for possível obter essa claridade exclusivamente pela iluminação natural, dê preferência a lâmpadas brancas e frias, complementando com o uso de luminárias sobre a mesa, elas ajudam a ter melhor visibilidade dos equipamentos na estação de trabalho.

Embora a iluminação seja um fator crucial também a incidência do sol precisa ser observada no local escolhido, para que não cause nenhum incomodo durante o expediente.

E se no seu trabalho é comum à necessidade de realizar reuniões por vídeo chamadas, outro fator muito importante consiste em observar o que vai estar no campo de visão ao fundo da mesa. Evitar pessoas passando constantemente e até mesmo itens que transmitam uma imagem antiprofissional, como uma cama bagunçada ou roupas jogas em cima de uma cadeira.

Móveis indispensáveis:


(Fonte: Homefy)

  • Mesa

Se vamos falar em montar uma estação de trabalho o primeiro e mais essencial item da lista é a mesa. A escolha com certeza vai depender do espaço e orçamento que você tem disponível, mas uma excelente solução são as mesas de cavalete. Além de serem supereconômicas e estarem na moda, elas podem se adaptar a todo tamanho de ambiente e tipo de estilo na decoração. Como o próprio nome já diz, o modelo se baseia em dois cavaletes como apoio e um tampo de madeira na parte superior. É possível encontrar facilmente nas lojas de material de construção em diversos tamanhos e inclusive solicitar o corte na medida desejada, ou até mesmo usar uma folha de porta como apoio. Sendo possível criar um móvel muito maior desembolsando um valor muito menor.

  • Cadeira

Tão ou mais importante que a mesa é a cadeira escolhida, afinal dependendo da sua atividade você vai passar grande parte do dia ali. Comprar um modelo que além de bonito, seja confortável e ergonomicamente adequado, não é um gasto nesse caso e sim um investimento. E acredite futuramente seu bolso e seu corpo vão te agradecer muito.

  • Arquivo

Deixar a papelada acumular em cima da mesa não só é um sinal de desleixo e desorganização, como pode facilmente ocasionar algum acidente e danificar os documentos e anotações. Por isso é importante pensar num espaço adequado para organizar seus arquivos. Os gaveteiros, por exemplo, são ótimas opções. Além de serem compactos, ajudam a guardar documentos, pastas e etc. Eles podem ser colocados embaixo da escrivaninha ou no cantinho da parede.

  • Prateleiras

Com espaços pequenos a melhor solução é aproveitar o espaço vertical e subir as paredes, por isso as prateleiras são uma excelente escolha. Além de muito versáteis e fáceis de instalar, elas agregam muito no quesito funcionalidade. E mesmo em espaços maiores vale a pena apostar nas prateleiras como um charme especial a decoração.

  • Eletrônicos:

Esses itens vão depender muito da sua atividade de trabalho, mas de modo geral um bom fone ouvido é essencial para isolar os barulhos externos e concentrar nas atividades do expediente.

Assim como uma boa webcam se torna indispensável para vídeo chamadas, afinal nada mais desagradável do que ficar travando enquanto fala e comprometer o entendimento dos demais participantes.

Outro item que não é indispensável, mas que custa bem pouco e vale muito a pena o investimento é o suporte para notebook. Ele torna o uso do equipamento mais agradável e ergonômico, além de contribuir com o aumento da sua vida útil evitando superaquecimento e movimentação desnecessária que comprometa as peças ao longo do tempo.

 

Decoração simples e econômica:

(Fonte: Histórias da Casa)

 

Local escolhido e móveis comprados chegou a hora de pôr a mão na massa, pois é justamente a decoração que vai dar o tom a esse ambiente de trabalho. E como já falamos aqui em “10 dicas para decorar o imóvel alugado com a sua cara”, independentemente das limitações do seu imóvel e orçamento é possível fazer muito com pouco.

  • Cores

Acredite uma única lata de tinta pode transformar completamente um ambiente, assim como pequenos itens de decoração coloridos. Por isso, separamos 5 opções de cores que, segundo a psicologia das cores, causam efeitos distintos na decoração do seu novo ambiente de trabalho:

Azul: Trata-se de um tom que promove sentimentos de confiança e pode facilitar a comunicação. Além disso, ajudar a aliviar a tensão e manter as emoções sob controle.

O ideal é escolher um tom suave e/ou usar a cor apenas uma parede, enquanto as demais podem ser brancas.

Verde: Transmite calma e equilíbrio e ajuda a aliviar tensões e fadiga, é uma boa opção para pessoas que têm tido picos de estresse e ansiedade durante a jornada de trabalho em casa. Para complementar e criar um ambiente mais aconchegante a indicação são móveis marrons ou beges que tenham acabamento em cor de madeira.

Amarelo: É a escolha certa se você precisa despertar a criatividade e inovação, também traz mais vivacidade e alegria ao ambiente. Combina muito bem com tons de cinza por exemplo que traz um ar mais corporativo a composição. Não à toa que essas duas cores foram escolhidas pela Pantone como os tons para representar 2021.

Vermelho: Em longo prazo, ele gera a sensação de que o tempo passa mais rápido. Excelente opção para quem está sempre dando aquela esticada no expediente. Mas lembre-se essa é uma cor muito expressiva, então é preciso usar de maneira estratégica. Isto é, em objetos decorativos, móveis ou uma pintura minimalista na parede.

Branco: Um clássico da composição minimalista e queridinho dos imóveis alugados, essa cor é uma indicação coringa para escritórios pequenos pois causa um efeito de amplitudes nos locais utilizados. Além disso, permite que os objetos de decoração coloridos se destaquem e valorizam a composição criativa ao integrar o ambiente como um todo.

  • Lousa

Seja através de tintas especiais, aplicações de adesivo na parede ou até modelos de pendurar, as lousas são excelentes aliadas da organização no dia a dia do home office. Nelas é possível anotar ideias, compromissos e tarefas, e com essa a visualização direta o processo de memória fica muito mais fácil. Além de funcionais, funcionam também como um item de decoração que traz descontração natural ao ambiente.

  • Itens de papelaria

Outra opção supereconômica, e que você já vai precisar de qualquer maneira, são os itens de papelaria. Usando post-its e fita adesiva é possível criar uma composição criativa e elegante que vai dar um toque único e pessoal na sua decoração.

  • Itens caseiros

Apesar de ser um ambiente de trabalho, o home office ainda é parte da sua casa, e por isso deve transmitir também a sua personalidade. Uma das melhores maneiras de fazer isso e ainda economizar na decoração é usando itens pessoais, por exemplo, usar uma caneca bonita que não toma mais café nela para fazer de porta caneta, ou ainda pegar os pregadores da casa para pendurar bilhetes, e usar molduras antigas de porta retrato como parte da decoração, etc.

E não se esqueça, a Aloisio tem sempre as melhores opções de imóveis para compra e aluguel, tanto residencial quanto comercial.

 

Nenhum comentário

Publique um comentário