5 dicas para escolher seu primeiro imóvel - Quais fatores levar em conta?
435
post-template-default,single,single-post,postid-435,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,qode_grid_1300,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.6.0,vc_responsive

5 dicas para escolher seu primeiro imóvel

Saiba quais fatores levar em conta para comprar o primeiro imóvel

 

Se você está procurando opções para comprar o primeiro imóvel, precisa pensar nos seus sonhos e objetivos para fazer essa escolha. Comprar um imóvel pode ser um dos maiores investimentos que você vai fazer na vida. Então, é preciso saber quais são as suas possibilidades financeiras e ficar atento a alguns erros comuns.

 

Como escolher o primeiro imóvel

 

Para escolher seu primeiro imóvel, é importante fazer uma lista que determine todas as suas prioridades em um imóvel. Você deve deixar claro se prefere um imóvel novo ou usado, se quer uma localização mais próxima ao centro da cidade ou afastada, quantos cômodos gostaria e o valor que está disposto a pagar.

 

Definir a localização é um dos passos mais importantes, pois isso também vai impactar o preço do imóvel. As casas ou apartamentos que contam com localizações melhores e mais estratégicas geralmente possuem preços mais altos.

 

Além disso, se você pretende morar no imóvel, é preciso pensar se gostaria de estar próximo ao seu ambiente de trabalho ou, no caso de ter filhos, se gostaria de contar com uma escola próxima. Ao procurar o imóvel, é interessante já ter pensado ao menos nas áreas da cidade em que você gostaria de morar.

 

Para tomar a decisão final, é bem interessante que você visite o imóvel em diferentes horários. Isso vai ajudar que você perceba como funciona o bairro em diferentes momentos do dia e se isso impacta na segurança ou se existem barulhos indesejados e incômodos na região.

 

Quando você gostar de um imóvel, deve se planejar financeiramente para entender como vai pagá-lo. Não adianta adorar um imóvel que esteja muito acima do valor que você pode pagar – esse inclusive é um erro comum e que costuma gerar longas dívidas e muitas preocupações.

 

Existem várias opções de financiamento para comprar imóvel em Taubaté, mas é importante que você já tenha poupado uma certa quantia e que esteja preparado para pagar um valor de entrada.

 

Casa ou apartamento: qual imóvel combina mais com você

 

Escolher entre comprar casa ou comprar apartamento pode ser bastante desafiador, mas é preciso analisar o seu estilo de vida para tomar uma decisão. A melhor alternativa, portanto, é a que mais se encaixa às suas necessidades.

 

Se você deseja maiores espaços e áreas abertas, como jardins, geralmente as casas podem oferecer isso com mais facilidade. É uma alternativa boa para quem tem filhos ou gosta de jardinagem, por exemplo.

 

No entanto, se você valoriza estar próximo do centro das cidades e quer evitar o trânsito, geralmente os apartamentos conseguem atender melhor essas características. Isso porque, com o aumento da demanda por viver próximo aos centros econômicos, mais prédios com muitos apartamentos foram construídos nessas regiões.

 

Além disso, também é importante pensar se você deseja fazer mudanças estruturais no imóvel. Nas casas, isso é mais fácil, pois você só precisa se preocupar com o seu imóvel. Já nos prédios, é preciso considerar a planta de toda a estrutura.

 

Outro fato importante são as vagas de garagem. Atualmente, a maioria dos prédios já garante vagas para cada apartamento, mas algumas casas mais antigas não contam com espaço específico para isso. Se você tem mais de um carro, este pode ser um aspecto desafiador.

 

Alugar ou comprar um imóvel: vantagens e desvantagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao alugar um imóvel, você não precisa fazer um investimento tão alto ou já ter poupado uma quantia maior para fazer a entrada. Assim, é possível que você consiga guardar uma reserva financeira para uma aquisição no futuro.

 

Se você busca flexibilidade, o aluguel também pode ser uma boa escolha, pois depois que o contrato de aluguel perder a sua validade, você pode escolher se mudar para outro local de sua preferência. Isso é uma ótima opção para quem vai realizar apenas uma mudança temporária, por conta de estudos ou trabalho.

 

A principal desvantagem, nesse caso, é que você não constrói um patrimônio. Além disso, não é permitido fazer reformas estruturais que se adaptem àquilo que você quer do imóvel, fazendo com que você fique limitado às opções já oferecidas pelo mercado.

 

Você também fica refém das alterações do preço de aluguel e até se o dono quiser retornar para o próprio imóvel antes do prazo que você gostaria de deixá-lo.

 

Já para comprar um imóvel, a grande vantagem é que este costuma ser um investimento seguro e que se valoriza ao longo do tempo – principalmente se você escolhe a localidade de maneira certeira ou realiza melhorias no imóvel. Ter seu próprio apartamento/casa também traz mais segurança ao longo da vida.

 

Também é possível fazer todas as reformas que você deseja ou até ter uma fonte de renda fixa com o aluguel do imóvel. Outra vantagem é que, hoje em dia, existem ótimas opções de financiamento para essa escolha que facilitam que você possa comprar seu primeiro imóvel.

 

É um bom momento para comprar imóvel em 2022?

 

Se você deseja comprar um imóvel ainda este ano, é importante se planejar e entender a situação econômica do país. Em 2021, muitas pessoas conseguiram realizar este sonho devido ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.

 

Em 2022, apesar de o ano começar com taxas maiores da Selic e uma inflação generalizada, há boas opções de financiamento e chances para você se planejar. Além disso, justamente devido ao momento econômico, você pode encontrar opções mais baratas de imóveis no mercado.

 

Adquirindo um imóvel próprio, você também pode passar a ter uma fonte de renda extra que vai te ajudar a pagar as suas contas. A melhora do cenário da pandemia também pode trazer uma situação econômica mais favorável nos próximos meses. Dessa maneira, vale a pena começar o planejamento para este investimento agora.

 

De todo modo, escolher uma imobiliária que te ajude a comprar imóvel em Taubaté com preços diferenciados também pode ser um passo importante.

 

Dicas gerais para alugar seu primeiro imóvel

 

Se você vai alugar seu primeiro imóvel, também é muito importante estar atento às suas prioridades e saber de forma precisa no que deseja investir seu dinheiro. O primeiro passo é analisar qual é o custo-benefício dessa opção e todos os valores que você teria que assumir além do aluguel.

 

É importante sempre procurar bastante por um imóvel que ofereça o que você quer e focar em bairros que sejam mais estratégicos para as suas demandas. Além disso, quando você encontrar um apartamento que te agrade, é preciso fazer uma vistoria completa para ver se ele, de fato, está em boas condições de uso.

 

É essencial que você sempre exija um contrato que esclareça todas as obrigatoriedades e direitos que você tem morando naquele apartamento.

 

A Aloísio Imóveis já tem mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário e vai saber como te ajudar a encontrar opções para alugar ou comprar imóvel em Taubaté. Entre em contato e conheça mais sobre os serviços!

Nenhum comentário

Publique um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.